DERMATOLOGIA CLÍNICA, CIRÚRGICA E COSMIATRIA

Doenças

Dermatite Seborréica (caspa)

A dermatite seborreica é uma doença comum, ocorrendo em 2% a 5% da população. Trata-se de uma inflamação crônica da pele que surge em indivíduos geneticamente predispostos, e ocorre predominantemente nas áreas de maior produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas: couro cabeludo, sobrancelhas, ao redor do nariz, atrás das orelhas e tórax.


A causa da dermatite seborreica é desconhecida, mas a oleosidade excessiva e um fungo (Pityrosporum ovale) presente na pele afetada estão envolvidos no processo. A localização mais frequente é o couro cabeludo e é caracterizada por intensa produção de oleosidade, descamação e coceira. Quando atingem a pele, as lesões da dermatite seborreica são avermelhadas e com descamação gordurosa.


A doença tem caráter crônico, com tendência a períodos de melhora e de piora, e costuma se agravar no inverno e em situações de fadiga ou estresse emocional. Deve-se evitar a ingestão de alimentos gordurosos, de bebidas alcoólicas e o banho muito quente.


Não existe medicação que acabe definitivamente com a dermatite seborreica, porém, seus sintomas podem ser controlados. O tratamento adequado vai depender da localização das lesões e da intensidade dos sintomas.