DERMATOLOGIA CLÍNICA, CIRÚRGICA E COSMIATRIA

Doenças

Psoríase

A psoríase é uma doença da pele bastante comum, crônica e recorrente caracterizada por placas descamativas avermelhadas e de vários tamanhos, ocorrendo mais frequentemente nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e tronco. Atinge igualmente homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos, mas pode surgir em qualquer fase da vida.

Sua causa é desconhecida. Fenômenos emocionais são frequentemente relacionados com o seu surgimento ou sua agravação, provavelmente atuando como fatores desencadeantes em indivíduos com predisposição genética para a doença.  Não é uma doença contagiosa e não há necessidade de evitar o contato físico com outras pessoas.

O diagnóstico da psoríase é geralmente clínico, mas pode ser confirmado através da realização de uma biópsia, que revelará um quadro bem característico da doença.

O tratamento da psoríase vai depender do quadro clínico apresentado, podendo variar desde a aplicação de cremes nos casos mais brandos até tratamentos sistêmicos  para os casos mais graves.

A resposta ao tratamento é variável e o componente emocional não deve ser menosprezado. Uma vida saudável, evitando-se o estresse e o sobrepeso vai colaborar para a melhora. A exposição solar moderada e a hidratação da pele também auxiliam o tratamento.

Não existe uma forma de se acabar definitivamente com a psoríase, mas é possível se conseguir o desaparecimento das lesões. Não podemos, no entanto, afirmar que a doença não vai voltar após o desaparecimento dos sintomas.