DERMATOLOGIA CLÍNICA, CIRÚRGICA E COSMIATRIA

Toxina Botulínica

 

A toxina botulínica tipo A atua impedindo a contração dos músculos faciais que dão origem às rugas. Com o relaxamento da musculatura, as rugas atenuam-se.


Os principais locais da face onde pode ser utilizada são a região frontal (testa), a glabela (entre os supercílios) e região peri-orbitária ("pés de galinha"), mas também pode ser utilizada no terço inferior da face (rugas ao redor da boca) e no pescoço. É um procedimento simples que não lhe afasta de suas atividades. Engana-se quem acha que o momento certo de fazer esse procedimento é quando as rugas já estão instaladas. Usar a toxina botulínica previamente ao surgimento das rugas, ou aos primeiros sinais delas, é uma ótima maneira de evitar as marcas de expressão mais profundas.


Quando o procedimento é realizado sem exagero, tratando os grupamentos musculares certos, a expressão da pessoa não é afetada.


O efeito do tratamento dura cerca de 4 a 6 meses, sendo então necessária uma nova aplicação para a manutenção dos resultados. Este tempo pode variar de acordo com cada pessoa. O procedimento pode ser repetido diversas vezes e, com a continuidade do tratamento, a duração do efeito pode aumentar.

Tratamentos