DERMATOLOGIA CLÍNICA, CIRÚRGICA E COSMIATRIA

Doenças

Unhas

 

A unha é constituída essencialmente por escamas córneas compactas, fortemente aderidas umas às outras, formadas com uma substância proteica chamada queratina.


As unhas crescem por volta de 0,1mm ao dia, sendo o crescimento mais rápido nas unhas das mãos do que a dos pés, no verão do que no inverno, no homem do que nas mulheres.


Em circunstâncias normais, as unhas das mãos levam cerca de cinco meses para crescer inteiramente, e a dos pés levam de 12 a 18 meses.  Por esta razão, o tratamento de suas afecções é tão demorado.


A fragilidade ungueal é uma queixa comum no consultório dermatológico, responsável por até 30% das patologias ungueais em mulheres adultas. Diversos fatores levam ao seu aparecimento, tais como: exposição excessiva a água e sabão, removedores de esmalte, idade, hipotireoidismo, deficiência de ferro e zinco dentre outros.


Micose das unhas (onicomicose) é a mais comum forma de doença ungueal. No Brasil, sua frequência é elevada. O hábito do embelezamento de suas unhas levando a retirada excessiva da cutícula, que tem a função de proteção, bem como o uso de material não estéril pode justificar este fato.