DERMATOLOGIA CLÍNICA, CIRÚRGICA E COSMIATRIA

Doenças

Vitiligo

 

O vitiligo é uma doença adquirida, de provável origem auto-imune, caracterizada por manchas brancas bem delimitadas e quase sempre simétricas.  Estima-se que afete 0,5 a 2% da população mundial, geralmente iniciando-se na infância ou juventude, com cerca da metade dos casos começando antes dos vinte anos de idade.  Tem uma base genética multifatorial, cerca de 30% dos pacientes com vitiligo tem um parente afetado também.


As áreas mais comumente acometidas são face, parte superior do tórax, face dorsal das mãos, axilas e virilhas.  Existe uma tendência a acometer áreas ao redor de orifícios (tais como nariz, boca, olhos e ouvidos) e áreas de pequenos traumatismos e atrito como joelhos e cotovelos e mãos.


Podem ser descritos cinco tipos de acordo com a extensão e distribuição das áreas envolvidas: localizado, segmentar (um único segmento do corpo), generalizado, universal e acrofacial (face e extremidades).


O tratamento apropriado vai depender da localização, extensão, idade e velocidade de progressão da doença.  Os efeitos psicológicos do vitiligo não devem ser subestimados e precisam também ser cuidados.